teoria dos jogos, bitcoin, critpomoedas, blockchain

Teoria dos Jogos e a criptomoeda bitcoin

Através desse artigo, iremos abordar hoje sobre : O Bitcoin e a Teoria dos Jogos.

Nós sabemos que são assuntos totalmente distintos, mas no decorrer desse artigo você compreenderá o porquê a teoria dos jogos compõe todo o sucesso da rede Bitcoin.

Bem vindo de volta, caro leitor. É sempre bom tê-lo por aqui. Bora entender como funciona tudo isso?

Teoria dos jogos, o que significa?

Segundo o filósofo Thomas Mautner, a teoria dos jogos nada mais é do que ” o Estudo das Interações Humanas em situações onde o resultado final obtido por cada participante depende tanto das estratégias escolhidas por ele mesmo, como das decisões que outros participantes tomaram”. (Dicionário da Filosofia, p.1).

Nesse caso, o sucesso de uma pessoa depende de outra. Então, podemos compreender o porquê o Bitcoin obteve sucesso em sua rede desde o seu início, em 2009.

Dentro da econômia, esse conceito têm por objetivo investigar comportamentos dos consumidores, mercados e négocios.

Livros sobre Teoria dos Jogos :

Jogos existentes dentro da teoria

Especialistas criaram diferentes situações para análise e aproveitamento com base na teoria dos jogos, após a grande proporção que tomou. Abaixo, estarão alguns exemplos.

Equilíbrio de Nash: A solução final se dá na base do equilíbrio, pois nenhum jogador pode ganhar mudando seus passos, enquanto os outros mantém a mesma estratégia.

Informações perfeitas ou imperfeitas: Onde todos sabem ações entre si, é os jogos perfeitos.

Quando existe segrego quanto aos passos uns dos outros, é os jogos imperfeitos.

Simétricos e Assimétricos: O jogo simétrico consiste de forma que ganhos e punições aos jogadores sejam iguais.

No jogo assimétrico funciona de forma inversa, ou seja, ganhos e punições acontecem em proporções diferentes.

Simultâneo e Sequencial: Nos jogos simultâneos, os jogadores agem de uma vez somente. Enquanto nos jogos sequenciais, um jogador trabalha após o outros, sendo um de cada vez.

Bitcoin e a teoria

Quando a teoria é aplicada criptomoedas, tem como função desenvolver um sistema econômico seguro e confiável, e como já sabemos, esse é exatamente o objetivo do Bitcoin.

Pegando essa ideia, a criação do sistema sendo BFT ou Byzantine Fault Tolerance ( Falha Bizantina )é fruto da harmonia entre a dita criptografia e a teoria dos jogos.

Quando falamos de teoria dos jogos voltados para criptomoedas, podemos ressaltar a criacão de um novo conceito, a criptoeconomia.

Cripto economia nada mais é do que o estudo econômico dentro do Blockchain e as consequências apresentadas pelo protocolo, ligado ao resultado comportamental de quem opera na rede.

Para resumir melhor, a cripto economia analisa como se comporta os NÓS dentro da rede, com base nos impusos dados pelo protocolo, levando em conta as tomadas de decisões racionais.

como prevenir ataques á rede bitcoin através da teoria dos jogos?

A utilização do POW ou Proof Of Work facilita a prevenção dos ataques, pois o sistema utiliza criptografias a fim de permitir que a mineração seja rígida e muito cara, o que faz o ambiente ser competitivo.

Dessa maneira, o POW induz os operadores da rede a trabalhar de forma decente, clara e honesta.

Contudo, caso surgir alguma movimentação fora do normal sendo maliciosa, o responsável será devidamente punido com a perda de bastante recursos e dinheiro, seguido da exclusão e expulsão da operação.

satoshi nakamoto e a teoria dos jogos

A Teoria incluída no Bitcoin é um fato bastante interessante.

É o sistema mais seguro desse mercado, por causa da rápida eficiência do sistema de detectar um invasor malígno e prontamente o excluir da rede.

Impossível não notar a genialidade de Satoshi Nakamoto, ao implementar a teoria com o blockchain do Bitcoin.

Não é 100% seguro afirmar que “jamais acontecerá a invasão da rede”, mas sendo aplicada a teoria da forma correta, se torna mais difícil acontecer.

Os mineradores unidos, a fim de tomar uma decisão final firme, concreta e conjunta dentro das transações da rede, foi o que possibilitou o sucesso do Bitcoin.

Impossibilitando a mudança de planos de um minerador que tivesse a intenção de sair na frente dos outros, sendo pensamento e atitude maliciosa.

Satoshi Nakamoto pensou na possibilidade de acontecer fraudes, por isso implementou o Proof of Work.

Portanto, aqui se encaixa o Equilíbrio de Nash. Conforme citado,o jogo não permite que um membro mude de estratégia, a fim de se beneficiar, enquanto os outros mantém o que foi acordado desde o princípio.

Outras moedas com base no bitcoin também foram desenvolvidas em seguida, mas a teoria dos jogos estava longe de ser incluída nessas redes.

Por isso, não obtiveram sucesso por causa das fraudes e invasões dentro da rede, podendo ser evitadas caso implementassem a teoria.

o que seria do bitcoin sem a teoria dos jogos?

Com tudo que vimos desse artigo até aqui, o que podemos concluir sobre o Bitcoin sem a Teoria dos Jogos:

Fraude Recorrente: Sem a segurança da rede através das tomadas de decisões dos mineradores, haveriam recorrentes fraudes.

Mineradores Maliciosos: Facilitaria para mineradores maliciosos tirarem vantagem de forma desonesta, sem que houvesse punições.

Impossível identificar o invasor: Sem a teoria dos jogos na rede, seria impossível identificar quem invadiu a rede.

Deixando os fundos de investimentos totalmente á mercer do invasor, o que traria prejuízos inestimáveis.

Compreendeu o quanto a Teoria dos Jogos foi essencial para que o Bitcoin permaneça no topo até hoje? Interessante, não é mesmo?

Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos, para que eles possam compreender o porquê do sucesso certeiro e recorrente do Bitcoin.

Comente abaixo qual parte lhe chamou mais atenção neste artigo. Lembrando que nossa missão é trazer o assunto da forma mais simplificada possível, a fim de facilitar o entendimento do leitor. Desde já, te vejo no próximo artigo.

Até mais!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Bitcoin, energias renováveis, mineração.

Bitcoin e o consumo de energia em sua mineração

Next Post
Moedas Virtuais

Criptomoedas – o futuro do mercado FINANCEIRo

Related Posts