Litecoin (ltc), o que é? ENTENDA sobre essa altcoin.

Já ouviu falar da criptomoeda Litecoin? Entenda sobre essa Altcoin através deste artigo.

Primeiramente, a cripto veio com o objetivo de tentar solucionar alguns problemas da moeda pioneira, Bitcoin. Você sabia? Se não, continue até o fim desse blogpost para entender mais.

Uma das muitas altcoins que vieram para trazer inovação, e apesar de ter passado por bastante altos e baixos, é considerada criptomoeda de prata, pois quando se referem á cripto de ouro, estão falando do Bitcoin.

Bem vindo, caro leitor. É bom poder contar com sua presença em nosso blog. Vamos juntos entender o funcionamento da cripto Litecoin.

Litecoin, o que é?

É uma Altcoin descentralizada, que tem por nome alternativo ” criptomoeda de prata “. Atualmente, se encontra na 6ª posição no ranking de moeda digital, no que tange á valor de mercado financeiro virtual.

A função principal da criptomoeda é realizar pagamentos de forma rápida e barata. Tal pagamento pode ser feito á qualquer pessoa, não importando sua localidade, sem que haja alguém que necessite fazer o processo da transação.

Interessante mencionar que o Litecoin é um FORK do BITCOIN.

Seu fundador se chama Charlie Lee. Ele já foi engenheiro de software do Google, e hoje é diretor do setor de engenharia da Coinbase.

Criação da criptomoeda

A criptomoeda foi criada em 2011, porque o engenheiro percebeu limitações no Bitcoin, e entendeu que tais limitações da pioneira não eram agradáveis, ou mesmo desejáveis em uma criptomoeda.

Sua ideia foi criar a Litecoin para que tivesse uma produção maior de blocos do que o Bitcoin. Então, isso resultaria tanto na rapidez de transações, como na maior disponibilidade da criptomoeda, deixando o Bitcoin um pouco atrás nessa questão.

Resumindo melhor, o problema que ele enxergou no Bitcoin foi o custo, que na visão dele não era viável, e também a lentidão das transações. Então, ele viu isso como oportunidade para criar uma criptomoeda melhorada nesses fatores.

vantagens da cripto

  • Custo-benefício: Barato para realizar transações, desbanca tanto o mercado financeiro tradicional, como o próprio Bitcoin, pois a transação da pioneira custa de 1,25 á 3 dólares.
  • Velocidade da rede: Transações do Litecoin são rápidas, devido á leveza da moeda. Enquanto o Bitcoin leva em média 9 minutos para concluir a transação, o Litecoin leva somente 2,5 minutos.
  • Interoperabilidade: Por causa da tecnologia de troca Atomic, a cripto pode ser trocada por outras, sem que haja alguma alteração na troca, o que gera economia.
  • Rede descentralizada: Não necessita de monitoramento de um órgão centralizado, o que facilita o processo de transação, além de tornar a rede mais econômica também.

Mineração do Litecoin

Atualmente, a mineração acontece por pools de mineração, onde vários usuários se juntam para fazer a mineração de um bloco juntos e ao final dividem a recompensa. O Litecoin Pool é o mais conhecido para fazer esse processo.

Existe também o cloud mining, onde consiste em pagar para uma empresa fazer a mineração, e recebe parte do que ganhou. Eobot e Genesis Mining estão entre os mais atuantes nessa operação.

existe Mais semelhanças entre litecOIN e Bitcoin?

Sim, o Litecoin adotou bastante coisas do Bitcoin. Abaixo, segue demais semelhanças:

  • Proof of Work : As duas trabalham com PROOF OF WORK. Quer dizer, o processo pelo qual são extraídas e logo depois inseridas no blockchain ou livro-razão, fazem com que sejam semelhantes.
  • Compra e Armazenamento: As duas podem ser adquiridas por troca ou através de mineração. O armazenamento as duas requer carteira digital ou coldwallets.

e Quais as diferenças?

  • Distribuição de moedas: Enquanto o Bitcoin só pode produzir e distribuir até 21 milhões de moedas, o Litecoin produz e distribui até 84 milhões.
  • Capitalização: Em março de 2021, o total do valor de Bitcoins era de US$ 1 trilhão, e o capital de Litecoin equivalia a US$ 13,8 bilhões. Sendo assim, mesmo que haja algumas desvantagens, o capital do Bitcoin é muito mais alto.
  • Velocidade: Dados do blockchain mostraram que o tempo em que o Litecoin leva para verificar um bloco leva em torno de 2,5 minutos, ao contrário do Bitcoin, que leva quase 9 minutos.

Podemos concluir que ambas tem suas semelhanças e diferenças, e mesmo assim conseguem mostrar vantagem ao investir nesse mercado promissor.

Gostaram do artigo de hoje? Comente abaixo a parte que mais gostou.

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Até mais!!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

aplicativos descentralizados (dapps) E A REVOLUÇÃO NOS SOFTWARES

Next Post

Exchanges de criptoativos: um miniguia para iniciantes