Moedas Virtuais

Criptomoedas – o futuro do mercado FINANCEIRo

No artigo de hoje, será abordado sobre algumas razões do porquê as criptomoedas são taxadas como o futuro do mercado financeiro na visão de bastante pessoas, e também veremos o porquê são DeFI e o motivo pelas quais passaram a ser tão requisitadas de uns tempos para cá.

Com o lançamento da primeira criptomoeda, o Bitcoin, futuramente ela e outras criadas com base no sistema dela poderiam causar impactos no mercado financeiro tradicional.

O que ja entrou causando insegurança, ameaçando e trazendo riscos, bem como a rivalidade entre sistema centralizado e sistema descentralizado.

Caro leitor, seja bem vindo ao blog Zencripto. O principal objetivo deste artigo lhe agregar conhecimento , e descomplicar o que parece complicado. Bora entender como procede esse assunto no universo das criptomoedas?

Entenda o conceito das criptomoedas

As famosas criptomoedas são moedas digitais criptografadas, que tem por finalidade fazer transações comerciais, ou pagamentos.

Melhor dizendo, as criptomoedas tem funções semelhantes ás moedas normais, porém, há algumas diferenças entre ambas que fazem as criptomoedas serem vistas como o futuro do mercado financeiro conforme foi evoluindo.

Atualmente, é comum encontrar lugares que já aceitam pagamento de mercadorias por transações de criptomoedas, principalmente a moeda Bitcoin. Alguns estabelecimentos famosos, como a Calvin Klein e a Dell, também aderiram a essa forma de pagamento.

FinaNças descentralizadas

As moedas digitais, como a Bitcoin, não são regularizadas por um órgão central. Por conta disso, não precisam de intermediários e terceiros centralizados para controlar suas redes.

Ou seja, suas próprias redes possuem a tecnologia blockchain e os mineradores para que possibilitem as transações de forma segura e o custo é quase 0.

O único custo que o investidor tem, é pagar uma taxa que é necessário pagar para manter as plataformas em funcionamento.

Diferente dos órgãos e bancos centralizados, onde possuem intermediários quando é necessário fazer qualquer tipo de transição, e por vezes o custo por cada transação é alto e absurdo.

Entenda de forma mais detalhada em nosso artigo sobre DeFi : Defi ( Finanças Descentralizadas )- Você sabe o que é?

Funcionamento das moedas criptografadas

Sendo mais específica, as criptos são guardadas em carteiras digitais e podem ser administradas por dispositivos móveis, sendo celular ou computador .

O nome por trás da segurança eficiente da rede é chamada de Blockchain. Tecnologia responsável por manter a integridade da rede e transparência de todas as transações feitas.

Sendo assim, são bases de dados e registros compartilhadas, e a descentralização é a principal medida de segurança.

Dentro do blockchain, é criado um livro-razão para agregar todas as transações dentro desse mercado específico. Então, esse livro é totalmente transparente, público e compartilhado.

Esses fatores são totalmente atraentes aos que pretendem investir, e foi para quem investiu desde o princípio. Pois, no caso e um banco normal ou centralizado, ninguém teria acesso á essas informações, á não ser os intermediários que estão no controle de tudo.

Por que as criptomoedas são vistas como o futuro do mercado financeiro?

Á princípio, ninguém colocava tantas expectativas dentro do mercado cripto, mais precisamente a pioneira, o Bitcoin. Para quem estava acostumado somente com o mercado centralizado, a cripto pioneira seria apenas uma ” moeda passageira “, que não traria qualquer impacto dentro do mercado.

Entretanto, com o passar do tempo, a evolução das moedas criptografadas e seus sistemas começaram a mostrar que as opiniões contrárias estavam totalmente equivocadas.

Tudo o que o consumidor e investidor deseja é a transparência de cada transação e a privacidade financeira, além de não precisar pagar absurdos de taxas em todo e qualquer serviço que precisar utilizar, sendo pagamento de objetos e transações.

E tudo isso somente o sistema descentralizado é capaz de oferecer. Transações sem taxas, transparência e a segurança da carteira digital.

É o principal fator que os diferencia dos bancos centralizados, onde são cobrados: Custos de manutenção de cartões e contas, além de todas as informações ficarem sob olhares dos orgãos e intermediários, bem como os altos valores cobrados para fazer uma simples transferência de uma conta para outra.

Sendo assim, qual dos dois soa como promessa futura? Obviamente, o mercado descentralizado, devido á tantas vantagens que o sistema proporciona.

Não é atoa que existem as baleias de criptomoedas, investindo de forma milionária dentro do mercado financeiro descentralizado.

Confira mais em: O que é Baleia no Mercado de criptomoedas?

Além de existirem as Bitcoins, também existem as Atcoins. Saiba mais : O que são Altcoins e quais as mais famosas?

Criptomoedas podem causar impactos ambientais futuramente?

Devido o alto consumo de energia que as criptomoedas precisam por causa de sua mineração, já tiveram diversas especulações sobre causar impactos ambientais futuros, porém, não é bem assim que funciona, visto que os mineradores visam energias limpas e baratas.

Leia este material : Bitcoin e o consumo de energia em sua mineração.

ATENÇÃO:

Mesmo com todas as vantagens mostradas sobre o mercado de criptomoedas desde o início deste artigo, ainda sim, gostaríamos de frisar:

CUIDADO AO INVESTIR NESTE MERCADO!!!

Ainda que traga muitas vantagens, é de extrema importância pesquisar com paciência a maneira correta de fazer um investimento em plataformas seguras. Analise com cautela sobre a plataforma desejada, verifique se já houve fraudes e roubos, histórico da plataforma etc.

SE QUERES INVESTIR, NÃO ABRA CONTA EM SITES DE TERCEIROS, SOMENTE NO SITE PRINCIPAL DA PLATAFORMA!!!

Nunca forneça informações que se dizem ” parceiros ” de tal plataforma, pois pode ser uma forma de roubar seus dados e causar prejuízos. Dessa maneira, procure o site oficial da cripto que queres investir.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos.

Qual parte mais chamou sua atenção? Comente abaixo, sua interação conosco é muito importante.

A missão da Zencripto é agregar conhecimento de forma facilitada ao leitor, a fim de descomplicar o que parece complicado.

Até a próxima!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
teoria dos jogos, bitcoin, critpomoedas, blockchain

Teoria dos Jogos e a criptomoeda bitcoin

Next Post

fork do bitcoin – O que é? Como funciona?

Related Posts