Merlin Lab, o encerramento – Estudo de caso

Há alguns dias, uma notícia chocou quem já conhece e já faz parte do mundo cripto : “Merlin Lab encerrou suas atividades”. Acima de tudo, através deste tema, será abordado o que foi o protocolo objetivos e o que pode ter acarretado nessa decisão brusca e repentina dos desenvolvedores de encerrar as atividades.

O que foi a Merlin Lab?

O Merlin Lab era um DeFi ( Finanças Descentralizadas ), baseado no Smart Chain. Foi um somador de rendimentos que tinha ligação direta com o BSC ( Binance Smart Chain ).

Objetivos

Á primeira vista, o objetivo da equipe era ajudar os usuários de forma automática a combinar suas recompensas para elevar os ganhos sem que precisasse de mais de uma etapa.

Contudo, Merlin Lab também tinha mais objetivos, como: Controle do custo de GAS, atuava no rastreamento APY e e ajudava na maximização de produção dos usuários do DeFi com o custo menor, pois os APY tinham algumas taxas.

Além do mais, foi o agregador de mais relevância no que tange a rendimento APY no Binance Smart Chain.

Seguidores

Até o dia 05/07/2021, o protocolo Merlin Lab conta com 3 comunidades dentro do Telegram.

  • Telegram Announcement: 18.2k ;
  • Global Community: pouco mais de 24.9k ;
  • Bounty Rewards Group: 1.6k .

Mensagem de encerramento

Segue a mensagem fixada no canal oficial do Telegram do Merlin Lab :

“A maioria de vocês já ouviu falar que fomos explorados por uma falha técnica em nosso código. Embora a equipe de desenvolvimento tenha contratado um auditor de segurança independente externo em cada etapa de nosso código de desenvolvimento, foi comunicado que isso foi um descuido de ambas as partes.

Desta vez, nossa equipe de desenvolvimento, com lágrimas sinceras, compartilhou conosco que eles não se sentiam confortáveis para manter o projeto em andamento e se sentiam muito inexperientes para fornecer um espaço seguro para nossa comunidade.”

Supostos fatores de encerramento

De antemão, vale ressaltar que o protocolo Merlin Lab passou por algumas empresas de segurança antes de ser lançado, incluindo a Certik. Tal empresa é vista como a estrutura de construção de blockchain mais confiável e segura. Porém, podem ocorrer erros e falhas por pequenos descuidos.

Á princípio, há algumas hipóteses que podem ter influenciado no encerramento do protocolo:

  • Erros no sistema de segurança;
  • Ataques contínuos em um curto espaço de tempo;
  • Insegurança dos desenvolvedores após invasões e falhas.

Principais consequências depois do anúncio de encerramento :

  • Token MERL caiu em 50% ;
  • Prejuízo gigante para investidores do projeto ;
  • ACEL prejudicada em quase 100% .

De que forma poderia evitar o encerramento do Merlin Lab?

Alguns fatores poderiam evitar a queda do protocolo, segue suposições:

  • Tempo a mais para estruturação do projeto. Um projeto grandioso como o Merlin Lab precisaria ter um plano de A a Z.
  • Atenção redobrada á detalhes.
  • Códigos distintos feitos para cada empresa de segurança, pois seria mais fácil identificar de onde aconteceu o descuido.

Ao concluir o estudo de caso, é possível notar que, mesmo com mais de um sistema de segurança atuando no Merlin Lab, houve erros que causou o encerramento das atividades.

Desde já, alertamos que há diversos riscos de se investir nas criptomoedas, mesmo que tenha muitas vantagens obviamente, por ser um mercado totalmente descentralizado que não precisa de intermediários para qualquer transição, ou mesmo pagar taxas absurdas por tais serviços.

O mercado de criptomoedas é muito abrangente, alguns nasceram para ficar e outros morrem com facilidade, como foi o caso do Merlin Lab, que tinha tudo para ser uma DeFi promissora.

Gostou deste estudo de caso? Compartilhe com seus amigos.

Antes de mais nada, objetivo do blog é agregar conhecimento ao leitor e trazer informações da forma mais simplificada, para descomplicar o que parece ser complicado!

Comente abaixo, qual parte do estudo lhe chamou mais atenção? Contamos com sua interação!

Até mais, caro leitor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

O que é Baleia no Mercado de criptomoedas?

Next Post

Guia básico do P2P