O que é GAS price e Gas Limit no Ethereum?

Até um tempo atrás, no mundo que envolve criptomoedas, alguns nomes e termos eram desconhecidos até por quem opera nesse mercado por um período considerável de tempo. Mas não é motivo para achar estranho, visto que a cada dia os desenvolvedores das famosas blockchains trabalham para inovar e manter as plataformas em níveis elevados. Porém, você precisa saber que, assim como dentro de contas digitais dos bancos tradicionais existem taxas de mantimentos, o Ethereum como espécie de blockchain também faz algumas cobranças para que o usuário mantenha-se utilizando o serviço. Hoje, traremos ao teu conhecimento sobre : GAS, GWEI e Limit.

O que é o Ethereum?

Ethereum é uma rede projetada para alimentar aplicativos descentralizados, ou seja, código aberto. A plataforma Ethereum foi pensada no ano de 2013 pelo programador canadense Vitalik Buterin. Entrou no mercado no dia 30 de julho de 2015 e desde então é a criptomoeda com a 2ª maior capitalização do mercado, só fica atrás da Bitcoin. O Ethereum foi criado com base na tecnologia do blockchain, inclusive, a mesma utilizada pela Bitcoin.N o Ethereum, é possível a criação e execução de contratos inteligentes. E todas as suas aplicações funcionam sem possibilidade de interferência de terceiros, censura ou fraude, pois o contrato é imutável. O elemento indispensável dessa rede é o gas, pois ele é o combustível para transações e aplicações do computador. Resumindo, gas é o responsável por toda e qualquer transação dentro do ETH.

O que é gas?

GAS nada mais é do que o valor cobrado pela Ethereum á cada transação e contratos inteligentes executados dentro da plataforma. Os valores irão variar de acordo com alguns fatores, como : Tipo de operação realizada e demanda de rede, e os preços do gas são denominados de Gwei. O nome ou sigla GAS foi criado para manter uma espécie de valor que indica somente o consumo das despesas computacionais dentro da Ethereum. Quem recebe essas taxas são os mineradores de Ethereum, pois são eles que realizam as tarefas de processo de transações, bem como tarefas de verificação. Eles recebem como pagamento dos serviços computacionais. É legal ressaltar que, se o preço máximo do gas for desvantajoso, na visão dos mineradores, os mesmos podem rejeitar ou ignorar. O que é totalmente compreensivo, pois a demanda de processo e gasto de energia é grande, então, o preço do serviço precisa ser justo.

Gas : 2 tipos existentes

1- Gas Limit : É o total limite que uma transação pode consumir, e o valor se altera, de acordo com a operação realizada. Caso aconteça o fornecimento do gas em excesso, o valor é convertido em ETH e logo depois é estornado. Mas, quando acontece o contrário, no caso da quantidade de gas for insuficiente, pode ser rejeitada pelo minerador e a transação é revertida ao usuário novamente. Por isso, é sempre bom enviar um valor a mais, para evitar problemas.

2- Gas Price : É a quantidade de Gwei que o usuário se dispõe a pagar por cada gas. O valor da taxa é definido de acordo com a urgência em fazer a transação. Por exemplo : se o remetente quer uma transação num estalar de dedos, rápida, o gas tem que ser alto. Mas, se quiser economizar, ou não tiver tanta pressa para fazer a transação, o mesmo pode baixar o gas, ocasionando na menor prioridade quanto ao envio da transação.

OBS: Para transferir Ether, o gas Limit 21.000 é mais seguro. E para o envio de Tokens ERC-20, é ideal usar 150.000 de gas Price.

GWEI, o que faz dentro do Ethereum?

Gwei também pode ser chamado de nanoéter ou somente nano, para indicar a 9ª potência fracionária. Dentro da plataforma Ethereum, pode ser dividido em pequenas unidades, no Bitcoin são chamadas de Satoshis e no Ethereum são chamadas de Wei. Esse nome Wei é em homenagem a Wei Daí, uma das pessoas que trouxe inspiração ao Satoshis Nakamoto na criação do Bitcoin. O Gwei é uma unidade de medidas que existe dentro do Ethereum. Basicamente, a quantidade de GAS cobrada em Wei. Como citado acima, a ETH é divisível em pequenas porções, e é equivalente á 1 quintilhão de Weis, enquanto um Bitcoin pode ser dividido em 100 milhões de Satoshis, ou seja, é extremamente claro que uma ETH é mais flexível nesse quesito.

Curiosidades:

1- O nome Gwei é a denominação de Éter Cripto ( ETH ), usada na Ethereum para compra e venda de bens ou serviços.

2- É a unidade mais usada porque pode especificar, de forma facilitada, os preços do gas Ethereum.

2 equívocos / mentiras SOBRE as taxas Ethereum

1 – São definidas por mineradores.

2 – Definidas por desenvolvedores.

Acredite ou não, muita gente pensa dessa forma e é importante que saibam a verdade! Abaixo, te trago a verdade.

Ao realizar as transações, você mesmo pode otimizar o preço enviando-as com taxas de gas baixas, ou otimizar o tempo, fazendo transações com taxas altas de gas. Não é interessante?

Por Que surgiu o sistema gas?

Porque a rede Ethereum precisa diferenciar os custos computacionais dos outros custos. Mas, há um outro motivo para a existência do sistema : Incentivo, pois o Ethereum ainda utiliza o PoW, sistema de prova de trabalho, o que acarreta na dependência da taxa de hash dos seus mineradores. Então, para atrair mineradores, os desenvolvedores precisam assegurar que a mineração de Ethereum seja a melhor possível.

Lembrando também que é possível ganhar dinheiro no blockchain do Ethereum das seguintes maneiras:

1- Minerar blocos e receber por blocos;

2- Estar no controle de um bloco para garantir que o mesmo receba transações.

E é aqui que o sistema gas entra em ação, pois para colocar transações no bloco, os mineradores precisam usar a força computacional para validar contratos inteligentes, e essas atividades podem ser cobradas.

Que universo gigantesco dentro do blockchain Ethereum. Quantas coisas novas vimos e aprendemos por aqui, certo?

Nos conte abaixo, o que você achou do artigo sobre o GAS, GWEI e suas respectivas funções?

Ressaltamos sempre que a nossa missão é abrir o entendimento do leitor e deixá-lo com o maior número de informações possíveis.

Se você gostou, compartilhe esse conteúdo educativo do mundo das criptomoedas, e te vejo na próxima leitura. Até mais!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post
Altcoins

O que são Altcoins e quais as mais famosas?

Next Post

Mineração de Bitcoin: o que é e como se faz

Related Posts