O que é Token? Quais suas diferenças para criptomoeda?

Inovador, diferente de tudo que já vimos, totalmente seguro, nasceu com a missão de protege qualquer ser humano contra fraudes e golpes digitais, esse é o famoso Token. Mas, você conhece suas funcionalidades e objetivos? Embarque comigo nesse momento de conhecimento!

Afinal, o que é o Token?

O Token é um sistema que gera senhas temporárias que os bancos usam a fim de evitar fraudes e garantir a segurança do cliente. Á princípio, os tokens seram fornecidos de um dispositivo físico, os usuários recebiam uma senha auto deletável. Hoje, o token pode ser emitido por email e sms. É muito comum essa espécie de senha quando é feito qualquer tipo de transação bancária. Geralmente, sempre que usa transição for feita online, é totalmente certeiro e comum que o banco irá pedir esse token para que o processo ocorra de forma válida. Exatamente por isso que o token é uma senha temporária, para que os dados do cliente se mantenham em segurança mesmo após a utilização da senha. Basicamente, esse é o significado geral da palavra.

Token – Investimentos

A palavra Token, dentro do quesito Investimentos, serve para representar um bem que possua valor de mercado, podendo ser: propriedades, objetos e/ou contratos. Interessante mencionar que o Token pode funcionar como Ativos Financeiros Digitais, que são protegidos por criptografia, se for inserido dentro de uma Blockchain. Os Tokens, quando inseridos em uma Blockchain, terminam por funcionar como Contratos, assumindo propriedades.

Tipos de Tokens

1- Tokens de segurança: Emitidos em sua maioria pela ICO (Initial Coin Offers), são tokens de segurança. Trato, quem faz a aquisição dele, está com visão de lucro.

2- Token de pagamento: Nada mais serve do que para pagamento por bens e serviços, similares a moedas, porém, segue sendo título.

3 – Token de Utilidade: Tokens de aplicativo que servem para fornecer a pessoas, acesso a serviços e produtos. Porém, são raros.

4- Ficha de participação: É o mais difícil de encontrar, por ser um token de capital e bilhar empresas tentaram o investimento, pois tem uma requerimento insegura e bastante confusa.

5- Tokens pessoais: Voltado principalmente para empreendedores, uma forma de financiamento para impulso de projetos.

6- Tokens de governança: Dão o poder de influencia nas decisões em relação ao protocolo, produto ou roteiro.

7- Tokens de troca: Tokens de câmbio são ativos e atuam em participação em algumas plataformas.

8- Tokens não fungíveis (NFTs) : Tokens não fungíveis, não podem ser trocados, porque não únicos e exclusivos.

Existem 2 padrões de tokens importantes na rede Ethereum:

ERC – 20: Usados em pagamentos de bens, funções e serviços ( Utility Token ), são tokens fungíveis.

ERC – 721: Tokens não fungíveis, cada um é exclusivo.

Tokens Diversos

Ativos, contam com:

• Moedas Fiduciarias:
• Reputação;
• Promessa de Produto;
• Ticket de um evento;
• Download de uma música;
• Medalha ou prêmio;
• Commodities.


Direito de Acesso:

• Licença de um software;
• Filiação e inscrição;
• Identificação da identidade.

Vantagens do Token

Tokenização de Ativos : Traz oportunidades muito além do possibilitado pela bolsa de valores. Os tokens operam representando a participação de empresas.

Sistema Transparente: Quando inserido no Blockchain, há o controle de redes que estão por trás do token.

Eficiente: O sistema blockchain consegue eliminar intermediários, facilitando e reduzindo o custo das operações.

Seguro: Pois a pessoa pode escolher guardar os tokens sem a intervenção de qualquer órgão ou mesmo de um custodiante.

Democrático: Emitir tokens requer baixo investimento, realmente, é diferenciado.

Importante ressaltar que os tokens, no mercado financeiro, são criptoativos que dependem de outras moedas, sendo assim, podem aproveitar tais benefícios oferecidos.

Curiosidade

A rede Ethereum é responsável por em média 70% dos tokens mais conhecidos no mercado.

Tokens – O negócio do futuro

Os tokens surgiram com o objetivo de facilitar transações financeiras e investimentos, Sendo assim, irei citar 2 mercados que podem utilizar-lo ao realizar seus processos:

1- Mercado Financeiro, pois, segundo a IBM, “dinheiro e ativos físicos podem se tornar tokens através de conversão e serem usados ​​como moeda intermediária na liquidação de ativos em bolsas ”.

2- Investimentos, pois garantem segurança até quando é ativo físico.

Diferença de Token e Criptomoedas

Atualmente, ainda existem pessoas que não sabem diferenciar o Token da Criptomoeda, mas acredite, são bem distintas, veja o porquê.

1 – Forma de Criação: Os tokens podem ser criados de forma relativamente fácil e simples, inclusive por pessoas que possuem experiência na área da programação. Enquanto as criptomoedas são de alta complexidade para a ser elevada. Como criptomoedas são específicas de sua própria Blockchain. Para ser mais específico, como criptomoedas são elevada de uma só Blockchain, sendo assim, independente de outra moeda, diferente do Token, que precisa de sistemas criados e são dependentes de outras moedas.

2- Objetivos distintos: Enquanto as criptomoedas foram desenvolvidas com o intuito de inovar dentro do mercado financeiro, descentralizando serviços e produtos e ajudando na eliminação dos intermediários que atuam no sistema, os tokens foram criados exclusivamente para complementar e não para revolucionar o sistema, como é a ideia de muitas pessoas sobre o tema. A ideia do token é facilitar ainda mais o sistema, fazendo ainda mais curiosidade entre as pessoas que estão habituadas com o padrão.

Token e Criptografia

Utilizadas para validar e confirmar identidades de usuários. Também possui aplicações mais sérias como: autenticidade de documentos, assinaturas digitais e sigilo de arquivos.

No decorrer deste assunto, pudemos notar o quanto o mercado digital na questão de tokens e criptomoedas cresceu e tomou grande proporção nos últimos anos. A grande revolução e reconhecimento desse sistema chamado Token, que abrange questões da bolsa de valores, bem como questões documentais, no que tange a proteção de arquivos secretos etc.

Se você curte esse tipo de conteúdo e gostaria que amigos soubessem da relevância do mesmo, compartilhe com ele(a).

Deixe sua sugestão de conteúdo abaixo, comente qual foi a parte que mais gostou e que achou mais relevante, visto que comentamos os tipos de token, diferenças de token e criptomoedas, trouxemos a importância do token na parte de investimentos.

Queremos frisar sempre que nossa missão é trazer conteúdo educativo da área e abrir o seu entendimento.

Conto com você, até o próximo artigo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Tudo o que você precisa saber sobre Bitcoin

Related Posts