proof of work e proof of stake e diferenças

O tema do artigo de hoje é Proof of Work e Proof of Stake e suas respectivas diferenças. Será abordado diferenças, vantagem de uma com relação á outra. De antemão, afirmo que são 2 fatores de extrema importância, no que tange ao mercado financeiro virtual. Então, vamos conhecer á fundo?

O que é pow ( Proof of work )?

PoW, ou Prova de Trabalho, é um fator primordial na mineração de criptomoedas. Foi desenvolvido por Nakamoto, juntamente com o Bitcoin. Satoshi Nakamoto teve como inspiração um certo mecanismo criado pelo criptógrafo britânico Adam Back. O primeiro exemplo de PoW era para combater os emails vírus ou e-mails em massa, o chamado spam. Que massa, não é mesmo?

pow Dentro do Bitcoin

Então, o PoW que é utilizado no Bitcoin, cumpre duas funções :

1º : Permite o consenso na rede do Bitcoin;

2º : Garante a segurança do processo.

Enquanto o consenso é utilizado na aprovação de transição, a segurança da PoW previne o problema de gasto-duplo.

Sendo assim, o PoW é o que valida as transações do Bitcoin. Criptomoedas como Lithecoin e Bcash, derivadas do Bitcoin, também utilizam um PoW. Cada transação que é feita dentro da rede Bitcoin, fica armazenada á curto prazo em uma espécie de sala de espera, ou melhor dizendo, mempool, onde fica á espera de validação.

Então, para que a mempool valide as transações através do computador, é necessário resolver uma espécie de cálculo matemático, ou quebra-cabeça gerado pela rede de forma automática. Contudo, o processo requer : energia elétrica, tempo e muito trabalho do computador. Ao final desse cálculo, a validação é aprovada e a máquina é recompensada. Esse processo têm por nome Mineração, e os computadores são os Mineradores.

O que é e qual a importância do hashrate dentro do pow?

Hashrate é a velocidade que os Mineradores conseguem processar os dados. Quanto mais máquinas, maior é o hashrate. O minerador que tiver maior hashrate, terá maior chance de encontrar hashes para conectar novos blocos. Um único minerador no controle do hashrate não pode garantir segurança, e exatamente por isso o PoW exige grande gasto de energia.

Vantagens e desvantagens do pow

Quanto assunto relevante até aqui, certo? Do mesmo modo, como de costume, será mostrado a vantagem e desvantagem do sistema PoW. Vamos lá?

Vantagens :

1° : Defesa dos ataques – O sistema coloca limites de ações na rede. Para que se consolide um ataque perfeitamente, é necessário um gasto elevado de energia e bastante tempo, ou seja, gasto elevado para terminar em um ataque sem sucesso.

2° : Maior possibilidade de mineração – Na verdade, diz mais sobre o poder computacional que existe para resolver enigmas, do que a quantidade de dinheiro disponível na carteira, em si. Pois com o poder computacional grande, tem maiores tomadas de decisões.

Desvantagem :

3° : Gasto muito elevado – As operações necessitam de um hardware altamente especializado para que os algoritmos complicados sejam resolvidos com eficiência. Mas máquinas consomem grande quantidade de energia, para executar o aumento de custos.

POS ( proof of stake ), o que é?

PoS, ou Prova de Aposta, nada mais é do que uma pessoa que pode minerar ou validar transações em bloco, de acordo com sua quantidade de moedas. Portanto, quanto mais moedas, mais poder de minerar.

PoS foi criado como alternativa ao PoW, por enquanto, somente altcoins usam o conceito ” prova de aposta “. O nome se deu porque ao começar uma transação, os dados daquela transação iniciada irão para um bloco com capacidade limite de 1 megabyte, e logo depois é duplicada em vários computadores, ou nós de rede.

Na metodologia de sorteio de blocos, os nós são selecionados após uma inspeção na rede. São selecionados os nós com os seguintes fatores:

1- Baixo poder computacional;

2- Grande quantidade de moedas em stake.

Ou seja, o PoS escolhe de forma aleatória o vencedor com base na quantidade de moedas que ele colocou para validar as transações.

Diferente do PoW, no PoS não acontece resolução de quebra-cabeça. Então, acontece que a cada transação em uma rede que faça o uso dessa ferramenta, os usuários pagam uma pequena taxa para quem valida a rede. Sendo assim, a recompensa vem através da quantidade de criptomoedas que eles possuem.

Interessante mencionar que o Proof of Stake ( PoS ) é menos arriscado em termos de ataque de mineiros, devido a estrutura que torna tais ataques desvantajosos. As principais moedas que usam a PoS são : Peercoin, Nxt, Blackcoin.

Por outro lado, é bom mencionar que os blocos no sistema PoS são forjados e não minerados pois há diferença de nomenclaturas em ambos. Que interessante, você sabia dessa informação?

Vantagens e desvantagens do pos

Assim como viram no PoW, também mostraremos aqui as vantagens e desvantagens do PoS. Vimos tantas utilidades dele no decorrer desse artigo, mas será que ele só tem vantagens? A resposta é : Não. Ele também possui desvantagens e você verá abaixo.

Vantagens :

1° : Escalabilidade – O PoS diminui o número de autores que validam blocos para manter a descentralização através dos sistemas de voto e delegação, com isso, os sistemas propagam blocos de forma eficaz, pois o número de participantes é reduzido, acarretando na permissão de mais transações em um único bloco.

: Economia de Gastos – Também conhecidos como Mineração Verde, pois os gastos são menores e a energia é necessária somente para manter energia em alguns computadores que não puxam um nível elevado de eletricidade.

Desvantagem :

3°: Fraude – Fraudes também podem acontecer no sistema PoS, quando só um validador assume o controle de mais de 51% das criptos da rede.

Proof of work e Proof of stake : Que diferença há entre os dois?

Enfim, chegamos ao principal ponto desse artigo : Qual a diferença entre PoW e PoS? Vem comigo!

A diferença entre os dois está na gestão de blocos. Veja bem, no PoW, os blocos são mineradora através de ASIC/ CPU/ GPU, enquanto no PoS, os blocos são gerados pelos possuidores das moedas. Além do mais, o PoS permite melhor escalabilidade e poder de decisão.

Então, gostaram do nosso artigo de hoje? Conseguimos sanar suas dúvidas acerca do Proof of Work e Proof of Stake?

Nossa missão é levar o conhecimento ao leitor, além de sanar dúvidas e trazer sempre um conteúdo de relevância para o blog! Compartilhe esse artigo, comente abaixo : Qual parte você gostou mais??

Te encontro no próximo artigo, até mais!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

Mineração de Bitcoin: o que é e como se faz

Next Post

O que é Stablecon? Vale a pena investir?