No artigo de hoje, o tema é: Solana, o novo blockchain. Antes de mais nada, alguns fatores como: surgimento, suas funcionalidades e sua inovação dentro do mercado financeiro serão abordados no decorrer deste artigo.
Antes de mais nada, o mercado de criptomoedas sempre procura inovar de um jeito, trazendo novas tecnologias com objetivo de atrair investidores e mostrar que sempre haverá uma tecnologia capaz de resolver problemas.
O QUE É O NOVO BLOCKCHAIN SOLANA?
Solana (SOL) é a nova plataforma blockchain que tem como objetivo apresentar soluções eficientes e rápidas para contratos autônomos. Essa rede tem como principal alimentador o Token SOL.
A fundação da plataforma aconteceu em 2017. Seu fundador tem por nome Anatoly Yakovenko e seus co fundadores são Greg Fitzgerald e Erick Williams.
Esse blockchain veio com objetivo de desafiar o sistema centralizado e até mesmo os blockchains mais famosos, como Bitcoin e Ethereum, pois quer também modificar e melhorar os métodos operacionais utilizada por eles, sendo de primeira e segunda camada, mesmo o Solana sendo um blockchain de terceira geração, como o Cardano (ADA) por exemplo.
Segundo Yakovenko, ” Basicamente, a velocidade da luz é o quão rápido podemos fazer essa rede funcionar “. Palavras dele em uma entrevista.
Disse também: ” Tudo o que fazemos para tornar isso cada vez mais rápido resulta em melhor resistência á censura e, portanto, melhores mercados “.
Curioso mencionar que, querendo ou não, soa como competição de uns com os outros para analisar quem processa melhor e em menos tempo. Interessante, não?
Contudo, segue abaixo abordagem acerca de primeira e segunda camada.
estrutura do blockchain
A arquitetura chave ou principal é a chamada primeira camada, sendo implícito, mas não manifesto no blockchain.
A segunda camada é criada sobre um blockchain existente, e também pode ser chamada de estrutura secundária. E tem como foco melhorar o tempo e velocidade das transações, bem como superar as barreiras de escalabilidade que as redes enfrentam.
solana e sua rapidez
Utiliza o POS (Proof of Stake) com a mesma tarefa do ” alfanumérica ” (hashing) do Bitcoin, que tem por nome SHA-256. Esse algoritmo é totalmente exclusivo e confiável para determinar horários de transição, chamado de PoH – Proof of History.
Saiba mais sobre Proof of Stake – Qual a diferença entre proof of work e proof of stake?
Sha-256 tem como objetivo principal coletar dados dos usuários na entrada, a fim de criptografar e estabelecer um único dado de saída, a fim de tornar esse dado quase imprevisível.
Dessa forma, o Solana torna a saída de uma transição como entrada para a próxima. Em outras palavras, nada mais fez do que a integração das transações para a próxima saída de hashes. É uma forma totalmente diferente da operação da rede do Bitcoin.
Solana e poh ( proof of history )
O hashing com o PoH torna uma cadeia invencível quando se fala em transações hashing. Desde já, seu foco principal é criar ordem objetiva de transações, a fim de facilitar para o validador , quando o mesmo tiver que agregar á um bloco, não precise utilizar registros de hora e data convencional.
O PoH tem ligação aos outros recursos do Solana, o que facilita e otimiza a taxa do processamento.
Além disso, também existe modelo de consenso PoS do Solana que é o Bizantyne Fault Tolerance (BFT). Nesse caso, é usado uma espécie de relógio criptográfico da PoH para otimizar o consenso.
É possivel perceber que, o fato desse blockchain integrar a saída de uma transição para a próxima entrada, é inovador realmente. Por isso, Yakovenko destacou a rapidez da rede, comparadando-a a velocidade da luz.
A pouco tempo, o Solana Lab, equipe da tecnologia Solana, anunciou que arrecadou cerca de US$315 milhões de financiamento, e com isso eles irão trabalhar para desenvolver dentro do blockchain a parte de finanças descentralizadas.
Saiba mais sobre Finanças Descentralizadas – Defi ( Finanças Descentralizadas )- Você sabe o que é?
Primordialmente, é importante dizer que o financiamento foi liderado pela empresa Andreessen-Horowitz (a16z), cuja empresa é de capital de risco do Vale do Silício. Um privilégio e tanto para fundadores e executores do projeto.
Alguns empresários disseram que o Solana é o blockchain mais ambicioso dos últimos tempos.
A nova ” ethereum killer “, por que?
Á princípio, ela veio para competir especialmente com a Ethereum. Obviamente, haverá competição com as demais, porém, o intuito dela é ultrapassar a Ethereum.
Primeiro, o Solana consegue fazer 50 mil transações por segundo, enquanto Ethereum não faz metade dessas transações.
Segundo, o valor da transação do Solana custa em média 0,5 centavos.
Por fim, parte das criptos estão migrando seus tokens de RC-20 ( Ethereum ) para Solano.
Exemplo :
- USD THETER ( USDT )
- USD COIN ( USDC )
- FTX TOKEN ( FTT )
Enfim, é facil entender o motivo desse nome, certo?
8 inovações que tornam o solana um blockchain escalável, segundo YAKOVENKO
- PoH ;
- TowerBFT ;
- Turbine ;
- Guif Streamn ;
- Sealevel ;
- Pipelining ;
- Cloudbreak ;
- Archivers.
( Eventualmente, publicação feita em julho de 2019 por Yakovenko ).
valor do token sol
Segundo o blog Money Times, ” Nos últimos meses, Solana cresceu significativamente como uma “altcoin” — criptomoeda alternativa ao bitcoin” —, tendo um desempenho melhor do que grandes ativos, como bitcoin e ether. O preço do token SOL teve um aumento anual de 2.541% e trimestral de 184%. Como resultado, o preço do bitcoin teve um aumento anual de 38%, mas uma queda trimestral de 32%.”
Portanto, é um aumento gigantesco, desbancando o Ether e o Bitcoin.
Definitivamente, essa blockchain veio trazer muitas melhorias na questão de transição de rede, além disso, bastante migrações de outras criptomoedas para a nova blockchain Solana.
Então, você gostou do artigo de hoje? Comente abaixo sobre qual parte lhe agradou mais.
Foi bom contar com sua presença hoje, caro leitor.