Initial Coin Offering

ICO ( initial coin offering ) : O que é? Como funciona?

No artigo de hoje, será abordado o tema : ICO ( Initial Coin Offering ). Você verá sobre a importância desse evento na história do surgimento de algumas criptomoedas, bem como irá entender seu propósito, sua história e como funciona. Mesmo que você seja experiente no ramo, é sempre importante relembrar a existência desse ilustre evento, e de você está iniciando nesse mercado, seja bem vindo, é bom ter você por aqui. Acredito que todos os assuntos colocados até aqui, pode te ajudar a entender e conhecer mais sobre o mercado de criptomoedas, além de tudo que o envolve.

Você que está tendo acesso ao blog pela primeira vez, seja bem vindo. Usufrua do nosso conteúdo para agregar valor e mais conhecimento. E quem já nos segue, bem vindo de volta e continue por aqui, pois você é importante!

O que é ico?

A ICO ( Initial Coin Offering, ou Oferta Inicial de Moedas ) é uma espécie de evento de lançamento, onde empresas e usuários apresentam aos investidores novas criptomoedas ou cripto-token, com o objetivo de conseguir trocar por Bitcoin e/ou Ethereum.

Nesse caso, a troca funciona como financiamento para acontecer a criação de novos ativos dentro do mercado financeiro, com o objetivo de reter capital para que dê tudo certo com as criptomoedas que estão em andamento. Por trás de projetos de sucesso, como Ethereum, a ICO esteve por trás. Sendo assim, acabou se tornando uma oportunidade para que os projetos em andamento pudessem dar certo.

Por causa do sucesso de alguns projetos de ICO, o financiamento se tornou popular e é um dos maiores eventos do mercado financeiro, ou seja, a ICO é uma grande influenciadora em todo esse mercado.

O que podemos ter total noção e certeza, é que caso não houvesse o evento ICO, a plataforma Ethereum ( uma das mais famosas mundialmente ) e outras criptos poderiam não existir. E querendo ou não, a ICO funcionou como revolução dentro do mercado e abriu portas para quem desenvolveu e desenvolve criptomoedas.

Como Funciona a ico?

Funciona de forma simples, é preciso entender que funcionam como recolhimento de capital. Lembrando que ela não é regulamentada, e por isso teve um grande estouro. As ICOS serve para arrecadar fundos para lançamento de projetos para os clientes. Irei exemplificar passo a passo, dando o nome do personagem de Ricardo:

1- Ricardo tem uma ideia de projetos que acredita que vai dar um lucro gigante á ele e seu negócio, porém, ele não tem como investir devido a falta de capital;

2- Então, o que o Ricardo vai ter que fazer? Criar uma ICO para vender tokens do projeto, antes do seu lançamento, a fim de conseguir os valores necessários;

3- Após a rodada de investimentos acabarem e o projeto for lançado, as moedas serão liberadas para o público.

Viu, que simples?

Através disso, muitas empresas criaram projetos para atrair investidores. E muitos projetos obtiveram sucesso, outros não. Exemplo de sucesso, é a Ethereum. Está entre as melhores criptomoedas do mundo, só perde para o Bitcoin. Então, imagina o lucro que obteve o dono do projeto e o investidor!!!

Passo a passo da iCo

A primeira coisa que se deve fazer, é lançar as diretrizes do projeto a ser financiado através do whitepaper. Após isso, segue as etapas:

1- Abertura inicial da oferta: Onde os investidores podem fazer a reserva ou compra dos tokens que tem ligação no projeto.

2- Fechamento da Oferta : Fase onde os desenvolvedores fecham o cenário e analisam o capital arrecadado.

3- Distribuição dos Tokens á quem investiu : Caso a empresa desenvolvedora do projeto consiga atingir a meta para prosseguir com a criação da moeda, a última fase é encerrar a oferta inicial, e fazer a distribuição dos cripto-tokens a quem investiu. Então, os tokens funcionam como recompensa á quem apostou no projeto.

4- Encerramento da ICO : Após o lançamento da moeda, os investidores recebem seus tokens e assim que uma Exchange adicionar um novo ativo na lista de criptomoedas para negociação, é possível vender e trocar por outras moedas.

Ico’s de sucesso

Ethereum – A ICO da Ethereum arrecadou em torno de U$ 20 milhões de dólares para o financiamento da empresa em 2014. Vendeu cada Ether ( ETH ) por 0.0005 Bitcoins.

Ripple – A Ripple concretizou essa forma de captação em 2013, onde desenvolveu 100 bilhões de tokens XRP para custear o desenvolvimento da sua plataforma.

Vantagens e desvantagens da ico

Em todo artigo postado no blog, sempre gostamos de mostrar a realidade por trás das ferramentas do mercado financeiro. Nem tudo é como parece ser. Por isso, abaixo estará algumas vantagens e desvantagens da ICO.

Vantagens:

1- Baixa burocracia, por não ser um meio de captação regulamentada.

2- Maior potencial de lucro, pois o maior incetivo dos investimentos é o alto lucro.

3- Bitcoin mais valorizada, pois acaba sendo uma oportunidade de investidores adquirir a moeda, acarretando na valorização.

Desvantagens:

1- Não regulamentada, e como consequência a segurança fica reduzida. O emissor da ICO está arrecadando capital e não corre o risco de perder dinheiro, mas se ocorrer algum problema na rede, acaba se tornando mais dificultoso de resolver.

2- Fraude em projetos, pois infelizmente tem pessoas que usam desse evento para cometer essa fraudes, fazendo com que o investidor perca dinheiro.

ICO X IPO, QUAL A DIFERENÇA?

IPO ou Oferta Pública Inicial é uma espécie de oferta, onde as ações de uma empresa são vendidas na bolsa de valores abertamente e pela primeira vez. Pode ser centralizada em corretoras e distribuidoras.

ICO ou Oferta Inicial de Moedas é um meio sem regulamentação por onde um novo projeto de criptomoedas faz para arrecadar capital por meio de captação pública, tornando possível que qualquer pessoa possa investir no projeto.

Assim, futuramente nós estaremos falando com mais detalhes da IPO. Foi necessário abordar até primeiro momento, para que ficasse claro sobre a diferença entre uma e outra.

Gostaram do nosso artigo de hoje? Foi abordado com mais clareza o verdadeiro significado da ICO, e o quanto esse mecanismo foi primordial no sucesso de algumas criptomoedas atualmente.

Comente abaixo, o que mais lhe chamou atenção nesse artigo? Se puder, compartilhe esse artigo com aquela pessoa que gosta do assunto que envolve o mercado financeiro.

Até a próxima, caro leitor!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

O halving e seus impactos no mercado

Next Post
Finanças Descentralizadas

Defi ( Finanças Descentralizadas )- Você sabe o que é?

Related Posts