NFT

O que é NFT ( Tokens não fungíveis )? Saiba mais!

Hoje, o tema abordado neste artigo é : NFT. Mas, o que significa essa palavrinha? Será que ela tem alguma relevância do mercado financeiro de criptomoedas? Se você tem todas as dúvidas colocadas acima, hoje serão sanadas através deste artigo. Além do mais, iremos abordar o surgimento desse NFT, a forma que funciona, como foram criados, vantagens e desvantagens e muito mais. Sempre é dia de aprender novas coisas e entender que o mercado de criptomoedas evolui todos os dias e vem cada vez mais atraindo pessoas com tanta inovação.

De antemão, bem vindo quem está visitando nosso blog pela primeira vez. Aqui, você irá encontrar importantes artigos se queres entender mais sobre o universo das criptomoedas. E você que já é nosso leitor de carteirinha, bem vindo de volta. É maravilhoso tê-lo conosco.

Sem mais delongas, vamos entender o que é NFT!

o que é nft?

NFT, sigla que tem o significado de Non-Fungible Tokens ou Tokens Não-Fungíveis é uma tecnologia que autoriza adquirir e validar propriedades de arquivos digitais, se parece mais um menos com um certificado digital emitido pela blockchain. Os tokens não-fungíveis funciona como um código que autoriza a propriedade digital A ou B.

Falando de forma simples, os computador rodam um script para achar um token válido de N FT. Então, após a mineração de um NFT, ele se associa a uma peça de propriedade digital.

Passando essa etapa, o código pode ser dado ou vendido para quem quer o arquivo da obra digital, original ou válido. Entretanto, não se pode dizer que NFT possui qualquer valor legal, pois por ser um código com base nas criptomoedas, as instituições centralizadas não validam sua propriedade.

QuAndo surgiu?

teve origem em 2015 e os primeiros projetos foram lançados em 2017, destacou-se os CryptoPunks, imagens digitais de 10.000 personagens e animais em só 1 animação, e CryptoKitties, um jogo de gatinhos.

Os CryptoPunks voltaram após a numeração de 2.890 ter sido vendida por 605 ETH em janeiro desse ano . Outro punk, o de número 4.156 foi vendido por 650 ETH, que equivale á 1.24 milhões de dólares.

Atualmente, os CryptoKitties mais valiosos são vendidos por mais de 100 mil dólares.

COMO funciona?

Ao adquirir um token não-fungível, precisa saber que ele é único e não pode ser dividido em frações, da forma que funciona com as outras criptomoedas. Além disso, você recebe um token com um comprovante ou hash que assegura ao mundo que você possui um ativo específico. Essa é uma característica que permite que a NFT’s atuem como Prova de autenticidade.

Os NFT’s podem representar qualquer coisa, ao contrário de documentos mais sérios como escrituras e títulos. Porém, essa coisa a se representar, precisa ser um item exclusivo.

Lembrando que também pode ser criado, tanto para ganhar dinheiro como para comprar outro NFT.

É importante ressaltar que os NFT’s são criados na mesma estrutura que as criptomoedas. Ou seja, utilizam o blockchain para fazer o registro com uma assinatura digital exclusiva, o que torna quase impossível a falsificação de um NFT.

Exemplo de NFT’s : artes digitais, cards colecionáveis, itens internos de jogos etc.

Nft’s, como são criados?

A forma como é criado os NFT’S é conhecido como cunhagem, pois é como se fosse uma referência e forma que uma moeda normal é cunhada por um fabricante.

Sendo assim, NFT’S são cunhados por um mercado NFT, pois o criador toma o arquivo e coloca características.

A maior parte desses tokens nascem no blockchain Ethereum, mas outros também fazem o processo de cunhar.

Qual a utilidade do nft?

Estão sendo utilizados como uma forma de vender itens de exclusividade com potencial de verificação. Qualquer objeto que tenha valor e que possa ser provado a propriedade de quem está vendendo, pode ser transformado em um token.

Exemplo : obras de arte, dominio de sites etc. A maioria desses bens são virtuais. Então, poucos NFT’s são registros de propriedade de um objeto físico e real.

Porém, segue alguns alertas :

1- Itens substituíveis como Bitcoin e Dólar NÃO PODEM SE TORNAR NFT’s.

2- Coisas não proprietárias NÃO PODEM SE TORNAR NFT’s. Por isso, é sempre importante ter o respaldo e como provar que aquele objeto que está vendendo é realmente seu. Caso contrário, pode acarretar em problemas.

3 VANTAGENS e desvantagens do nft

Abaixo, estão algumas vantagens do NFT no mercado digital. Pode parecer um sistema perigoso, mas existe vantagens dentro do NFT. Veja:

Vantagens:

1- Autenticidade, pois não há autoridade reguladora, e não é necessário gastar com coisas extras;

2- Burocracia nula, pois o acordo de compra e venda dos artigos é diretamente entre vendedor e comprador;

3- Royalties ( artista ), os artistas podem colocar royalties nos contratos digitais das vendas dos ativos, ou seja, mesmo que o artigo seja constantemente revendido, o artista vai continuar recebendo certa quantia do dinheiro.

Porém, também preciso apresentar ao leitor, onde é o risco de se investir nesses tokens.

Desvantagens:

Risco de liquidez : Caso ninguém queira aderir aquele token, o preço pode despencar e o vendedor sairá perdendo.

Risco de Fraude : Mesmo com o blockchain envolvido, não há total garantia de que os NFT’s estejam seguros de fraudes.

Zero fluxo de caixa : Devido o NFT não gerar fluxo de caixa, os investidores mais rígidos e conservadores acabam passando longe desse tipo de proposta.

Tokens fungíveis X Tokens Não-fungíveis : DIFERENÇAS

1- Tokens não-fungíveis não podem ser trocados por outros iguais. No caso dos tokens fungíveis, podem ser trocados por outros iguais.

2- Enquanto os tokens não-fungíveis são exclusivos e únicos entre sí, os tokens fungíveis são idênticos ou iguais entre sí.

3- Tokens fungíveis podem ser divididos em unidades menores. Tokens não-fungíveis são unidades inteiras, portanto, não podem ser divididas.

E o que podemos concluir de todo esse assunto, é que a cada ano que passa, esse mercado inova de uma forma gigantesca. Traz formas de ganhar dinheiro, de fato, é um mercado que fez a diferença na vida de muita gente e continuará fazendo.

E aí, gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim. Compartilhe com pessoas que querem conhecer mais sobre o abrangente mundo das cryptos. Espero lhe encontrar no próximo artigo.

Até mais.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Previous Post

O que é Stablecon? Vale a pena investir?

Next Post

O halving e seus impactos no mercado

Related Posts