CARDANO (ADA), O QUE É?

O que é a Cardano (ADA)? Hoje, estaremos abordando sobre esse assunto no blog. Antes de mais nada, tal criptomoeda é vista por especialistas como a terceira geração das criptomoedas.

Enfim, entenda através desse artigo seus objetivos, suas funcionalidades, quando surgiu e sua diferença da criptomoeda pioneira, o Bitcoin. Que impacto positivo ela pode causar acima das outras criptomoedas?

Bem vindo de volta, caro leitor. Que possas adquirir bastante conhecimento através dessa leitura, pois nosso objetivo é trazer diversos assuntos sobre o universo das criptomoedas, de forma mais simplificada, a fim de descomplicar o que parece complicado.

Vamos entender como funciona essa criptomoeda?

definindo O PROJETO cardano (aDA)

Cardano (ADA) : Cardano é o nome da plataforma, e ADA é a criptomoeda da plataforma. Também pode ser chamada de Ethereum Japonês, e promete inovar dentro do universo cripto.

É vista como a terceira geração, porque a Bitcoin é a primeira e Ethereum é a segunda.

A plataforma foi criada pelo co fundador da famosa Ethereum, Charles Hoskinson. O blockchain iniciou em 2015, com seu desenvolvimento feito em fases. Além do mais, foi a primeira criptomoeda criada com base em metodologia científica.

Sendo assim, o projeto visa simplificar os processos financeiros e ações para empresas ou pessoa fisica, de forma descentralizada, ou seja, atua com DeFi ( Finanças Descentralizadas ). A rede agrega muitas funcionalidades dentro dela.

Clique para saber mais sobre Finanças Descentralizadas – Defi ( Finanças Descentralizadas )- Você sabe o que é?

estrutura do projeto cardano (ada)

Como mecionado acima, o Cardano emite o próprio token, e sua tecnologia conta com código aberto, assim como a pioneira Bitcoin. É composto de duas camadas e sua atualização acontece por Soft Forks, ou seja, sua atualização acontece de forma mais simplificada.

A primeira camada já foi concluída e permite receber e envia token Cardano de uma carteira para outra, metodologia parecida utilizada pelo Ether. A segunda segue em construção.

Enquanto algumas moedas interligam o PoW e PoS para usar o que cada um traz de melhor, o protocolo de segurança utilizado pela Cardano é um PoS ( Proof of Stake ), o protocolo se chama Ouroboros.

Entenda melhor sobre PoS e PoW – proof of work e proof of stake e diferenças

objetivo do projeto

Á princípio, a ideia é ser uma criptomoeda para ser utilizada como meio de pagamento alternativo á outros meios, visto que alguns lugares possuem grande dificuldade de acesso ao mercado centralizado.

Além do mais, o blockchain quer melhorar sua velocidade com relação ás transações, ou seja, escalar a rede de acordo com a grande demanda.

Execução e leitura de contratos inteligentes ou smart contracts também é um dos objetivos da plataforma Cardano.

A plataforma também emite seu próprio token. Interessante, não é mesmo?

como surgiu?

Surgiu em 2015 e a intenção do Charles era unificar as características mais eficientes das outras Altcoins ( para quem não sabe, Cardano (ADA) é uma altcoin) e do Bitcoin, com intuito de resolver problemas e trazer soluções para questões quase ocultas dentro de outras blockchains.

Á princípio, a altcoin Cardano era connhecida como IOHK, pois foi lançada por uma empresa chamada Input Output Hong Kong, cujo líder era Charles, o principal responsável por desenvolver o setor criptográfico da rede.

Além da empresa IOHK, existe a Cardano Foundation, fica na Suíça e nasceu com objetivo de dar suporte para quem faz uso da plataforma e também para os lideres maiores responsáveis pela regulamentação e comércio.

vantagens da cardano

Plataforma Descentralizada – É uma DeFi por não existir um orgão centralizado que esteja no controle das validações de transações.

Blockchain em camadas – Composta por camada de liquidez e camada segmentada, para fazer de forma separada as negociações com tokens ADA e Smart Contracts. Dessa forma, quando houver atualizações, não haverá problemas e interferências entre uma camada e outra.

Terceira geração de cripto – Por trazer uma inovadora proposta, é considerada a nova geração de criptomoedas.

Acesso facilitado aos serviços financeiros – Sendo um dos muitos objetivos do Cardano, pois disponibiliza meios de transações financeiras que inibe 100% o envolvimento dos bancos. Além de oferecer tais serviços através de aplicativos descentralizados, ele permite que o usuário tenha domínio total do dinheiro que possui.

Transações mais velozes – Capaz de processar mais de 250 transações por segundo, porém, Charles deduziu através da capacidade de mudanças futuras, as transações podem ser de até 5000 por segundo.

por que o termo “minerar cardano” não é corrreto?

Não é correto dizer MINERAR, levando em conta que utiliza o Proof of Stake, e também pelo fato de que os tokens Ada não podem ser extraídos em hipótese alguma, o que faz necessário adquirir através de compra uma participação, para que receba uma recompensa, conforme vai sendo validada as transações.

Dessa forma, a extração dos tokens ADA é bem mais acessível do que a do Bitcoin, por exemplo, uma vez que não é necessário mais investir em equipamentos como ASICS ou GPUs. Você consegue economizar gastos com computadores potentes, energia elétrica e refrigeração do ambiente. ” ( Informações : Coinext ).

quais são as carteiras cardano?

Abaixo estarão alguns modelos de carteiras Cardano (ADA):

  • Ledger;
  • Infinito;
  • Yoroi – The Cardano Wallet;
  • Guarda;
  • Adalite
  • Daedalus Wallet.

CARDANO X BITCOIN : DIFERENÇAS

  • Protocolo de Consenso, pois enquanto o Cardano usa o PoS, Bitcoin usa o PoW.
  • Cardano não minera, Bitcoin minera;
  • No Bitcoin, sempre ocorreu problemas devido a escalabilidade, ao contrário do Cardano, pois justamente para evitar esse problema, é que foi criada com duas camadas separadas;
  • Criação do Cardano teve embasamento científico.

Gostou desse artigo sobre Cardano? Comente abaixo a parte que mais gostou.

Não se esqueça de compartilhar esse blogpost com seus amigos.

Até a próxima!!!!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post

Ripple (xrp) – entenda uma das ALTCOINs do mundo cripto

Next Post

aplicativos descentralizados (dapps) E A REVOLUÇÃO NOS SOFTWARES